Awesome Orange Sharp Pointer

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A sociedade atual

É grátis

Atualmente estamos vivendo em uma sociedade onde tudo que é comprado é extremamente valorizado, ou seja, a sua posição social, a sua condição financeira e o seu “status” são o que valem segundo uma visão hipócrita de vida, para que você seja considerado alguém realmente especial, no qual todos devem se inspirar.
Essa visão de mundo quase nunca é questionada, pois todos querem ter cada vez mais. É o chamado consumismo incontrolável, impulsionado e querido pela mídia e por todos que os cercam, e apóiam a idéia de que ter é mais do que ser. Isso gera uma onda de pensamentos errados sobre os reais valores da vida, e sobre o que realmente importa para alguém ser feliz.

Em pleno século XXI, a maioria das pessoas passaram a deixar seu caráter e seus ensinamentos de lado, trocando-os por coisas supérfluas e insignificantes para se ter uma vida plena.  Trocam sua honestidade por dinheiro, é o que observamos muitas vezes no Palácio do Planalto, onde ficam os políticos, no qual boa parte é considerada corrupta e suja; mudam de comportamento e trocam suas verdadeiras identidades, para se mostrar alguém que não são, às vezes por motivos banais; levam suas vidas por livre e espontânea vontade, a um caminho incerto e muitas vezes sem volta, como é o caso das drogas.

Enquanto muitas pessoas se preocupam com que roupa irá vestir no dia seguinte, ou com qual carro devem sair, outros milhares passam fome e miséria do outro lado do mundo ou até do outro lado da rua. Como se não fizesse diferença alguma, as pessoas continuam intactas e sem expressar qualquer reação diante desses acontecimentos. É como se enganassem a si mesmas e tentassem criar um mundo em sua consciência, que na verdade não existe. A população e o governo precisam cair na real, e fazer algo acontecer, fazer realmente a diferença em um mundo de guerras e discórdias, onde a paz e o amor foram abandonados e praticamente esquecidos.

Se você deseja tornar o mundo melhor, não espere que alguém o faça, muito pelo contrário, mecha-se e faça a sua parte. Essa mudança não acontecerá pelo que você tem em sua conta bancária ou por quantas casas de praia você possui, mas sim pelo que você é, ou seja, pelo seu caráter.


É importante sabermos que as melhores emoções não são compradas. São as coisas que realmente nos trazem alegria, e quando eu digo alegria, não falo daquele sentimento momentâneo, falo do verdadeiro sentimento. Juntamente com ele trazemos as recordações, que quando bem contadas arrancam muitas gargalhadas de quem as ouve, e o melhor de tudo é que eles são de graça.

Como todos devem saber, são eleitas as Sete maravilhas do mundo de 7 em 7 anos, e neste ano  (2011) elas serão escolhidas mais uma vez. São tantas maravilhas presentes em nosso planeta que fica até complicado escolher apenas sete, pois são inúmeros monumentos, construções fantásticas, obras da natureza, enfim, um verdadeiro espetáculo feito especialmente para nós.

Assistir a um pôr do sol, por exemplo, não tem preço, pois é inexplicável a sensação de ver um dos fenômenos mais belos da natureza frente aos nossos olhos. Tomar um banho de cachoeira é revitalizante, lá encontramos águas puras e cristalinas que podem ser fortes em seu toque, mas são um verdadeiro refrigério para nosso corpo e alma. O mesmo se aplica ao mar, tão imenso e ao mesmo tempo tão vivo, cheio de cores e seres com suas ondas perfeitas que nos abraçam a cada movimento, e que novamente são gratuitas, onde podemos deslumbrar da natureza e da criação sem ter de dar nada em troca.

Às vezes nos esquecemos do verdadeiro valor da vida, e do que realmente conta para a nossa plena felicidade. Trabalhar com honestidade e se esforçar nos estudos, podem ser considerados hoje em dia atos estúpidos, mas uma coisa é certa: quando você conquistar tudo aquilo que sempre quis com o seu esforço e competência, você será um verdadeiro campeão. 

Certamente a sua felicidade será muito maior do que a daquele que alcançou tal lugar com ganância e corrupção, pois o mérito será totalmente seu. É uma pena a sociedade não dar o devido reconhecimento a essas pessoas, que são verdadeiramente especiais.

O sorriso de uma criança, um amigo de longa data, viajar sem rumo, ter uma crise de risos e gargalhadas incontroláveis, fazer o bem e ouvir um muito obrigado, ganhar um abraço de quem te ama, caminhar ao redor da praia, observar as estrelas... Enfim, todas essas coisas e inúmeras outras, são de grande importância para a nossa vida e não necessitam de serem compradas e sim conquistadas. Não é porque você possui muitas jóias, carros, casas, roupas e bens materiais que você terá a felicidade.

Sendo assim, chegamos a conclusão cristalina e óbvia de que as melhores coisas do mundo são gratuitas, e  de que precisamos aprender a dar valor a cada uma delas, mesmo que pareçam pequenas. Reflita sobre esse texto e sobre todas as coisas que ele aborda, e eu tenho certeza de que você passará a agir de forma diferente.
                                                                                                              
                                                                               (Thaís Rezende - 2011)

Um comentário:

  1. muitoo bom.. realmente ajuda muito esse texto... se todos tivessem esse pensamento o mundo seria sem duvida um lugar melhor de se viver.

    ResponderExcluir