Awesome Orange Sharp Pointer

terça-feira, 5 de abril de 2011

Meio Ambiente: Atitudes para salvar a água

E aí, como vão vocês? Hoje vamos falar sobre o meio ambiente, que é um termo muito usado pelos jovens hoje em dia tanto em pesquisas quanto para debates. É, eu sei que vocês já estão cheios de ouvir coisas sobre como transformar o mundo, salvar o planeta e etc, mas realmente, por mais que seja repetitivo, é a mais pura verdade.



Dia 22 de Março foi comemorado o Dia Mundial da Água, o que gerou protestos em alguns lugares e reflexões sobre o desperdício de água no mundo inteiro. A quantidade de água potável hoje existente no planeta Terra é muito pequena, menos de 2% aproximadamente, sem contar que mais da metade está congelada nos icebergs e geleiras, como podemos ver abaixo:



Alguns cientistas já viram que se as pessoas continuarem a desperdiçar água do jeito que fazem atualmente, certamente em pouco tempo a água irá acabar, mesmo estando em constante movimento (ciclo da chuva, etc). As pessoas devem parar de gastar água excessivamente e sem necessidade. A população tem que saber que a água não é uma fonte renovável e que precisa ser economizada, mesmo que por poucas atitudes. Por exemplo: Quando escovar os dentes, feche a torneira; se for lavar seu carro ou que seja a louça da cozinha, não deixe a mangueira ou a torneira aberta quando não estiver usando; reduza pelo menos 5 minutos do seu banho, que muitos e muitos litros serão economizados; quando observar que seu vizinho ou alguém conhecido está gastando água de forma indevida, avise-o sobre o desperdício e suas consequências.
A água em alguns lugares já está em escassez, como muitos de vocês já devem ter visto na TV reportagens sobre o nordeste, e principalmente sobre a África, onde as pessoas precisam andar vários quilômetros para encontrar água, e ás vezes nem encontram. É importante lembrar que a água é o ingrediente fundamental para a vida, seja para o ser humano, para os animais ou para as plantas, sem ela nenhum de nós viveríamos.
Por isso e por inúmeros outros motivos repense se você está de acordo com o meio ambiente, e de poucas em poucas atitudes faça a sua parte, pois só assim poderemos salvar a água e o planeta.

Até a próxima *)

2 comentários: