Awesome Orange Sharp Pointer

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Invenções que mudaram o mundo

Usamos várias coisas no nosso dia a dia, como a bicicleta, o celular, a televisão, o grampeador etc. Mas as vezes não fazemos ideia de quem as inventou ou a quanto tempo elas existem.
Pra isso criamos o post de hoje, que inclui 101 invenções que mudaram o mundo. É um documentário muito legal exibido pelo History Channel, que mostra inventos surpreendentes e informações detalhadas. Assista ao vídeo:


Gostou? Se quiser baixar o vídeo para salvá-lo em seu computador, use o programa aTube Catcher e siga os passos do post. Eu já havia listado algumas invenções antes de ver o vídeo, se quiser conferir clique em mais informações.
Deixe nos comentários qual invenção você mais utiliza. Boa tarde e até a próxima :)


  • Quem inventou a bicicleta?

A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818. Esta primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em que andava com ela, pois era preciso empurrá-la com os pés, semelhante ao desenho dos Flintstones. No ano de 1840, o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan inventou um tipo de pedal, colocado junto à roda traseira por meio de um manete, que deu a bicicleta mais rapidez e estabilidade. Em 1855, o ferreiro francês especialista em carruagens, Pierre Michaux, inventou o pedal. Este foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede, é considerado a primeira bicicleta moderna. A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a “Bicyclette”, foi desenhado em 1879. Esta bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança. Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta semelhante as atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.

  • Quem inventou o cabide?


O cabide tem mais de 4 mil anos, mas continua com a mesma carinha. O uso do cabide, no entanto, era diferente. A ideia não era manter a roupa pendurada, facilitando a escolha. Eles eram usados apenas como um recurso para ajudar a preservar as túnicas, feitos em tecidos muito delicados, como a seda. Dispostos na vertical e em local ventilado, os trajes acabavam durando mais.
Durante a Idade Média, porém, os cabides desapareceram. Como a moda era usar uma roupa que mais parecia um camisolão de lã, linho ou algodão, que não precisava de cuidados especiais, tudo era mantido em arcas. Aos poucos, os baús passaram a ser tidos como objetos de arte até o momento em que, finalmente, cederiam lugar ao guarda-roupa, com suas prateleiras e suportes para pendurar. Daí à popularização dos cabides, porém, foi uma longa jornada. Em 1903, o canadense Albert Parkhouse inventou o modelo mais popular já produzido até então.

  • Quem inventou o grampeador?

A primeira máquina de grampear papéis foi feita à mão para uso exclusivo do rei francês Luís 15, no século 18. A partir do século 19, com o crescente uso do papel, novos grampeadores surgiram: eles suportavam grampos de vários tamanhos, um por vez, e prendiam desde livros até carpete e caixas de madeira. A base do modelo que utilizamos hoje foi patenteada em 1866, e desde então tem diminuído de tamanho e peso.

  • Quem inventou o Pen Drive?
O nome técnico de Pen Drive é USB Flash Drive. A memória flash utilizada nos Pen Drives foi criada em 1984 por Fujio Masuoka, enquanto trabalhava para a Toshiba. Mas foi apenas em 2000 que ela foi adaptada para o primeiro USB Flash Drive, provavelmente pelo israelense Dov Moran. Não se sabe quem realmente inventou o Pen Drive. Muitas empresas afirmam que foram as criadoras, como a M-Systems, Trek, IBM, entre outras. Achei uma matéria bem interessante sobre o Dov Moran, encontra-se no site da revista IstoÉ: O inventor do USB Flash Driver (Pen drive).

Um comentário: