Awesome Orange Sharp Pointer

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Como surgiram as olimpíadas?

As Olimpíadas são um conjunto de competições, onde se reúnem em uma cidade sede vários atletas de diversas nacionalidades para realizarem diversas modalidades esportivas. É o maior e mais prestigiado evento esportivo mundial, em disputa há mais de 100 anos.

Foram os gregos que criaram os jogos Olímpicos, a cerca de 2500 a.C., eles faziam homenagem aos deuses, principalmente a Zeus através de festivais esportivos. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. 
O festival era realizado em Olímpia, onde surgiu o termo “olimpíada”. 

O festival era com diversos atletas das cidades-estados gregas para disputarem várias provas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). 
O prêmio dos vencedores era uma coroa de louros. Com o tempo os atletas passaram a receber dinheiro.

Em 392, o imperador Teodósio I converteu-se ao cristianismo e proibiu todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.

Em 1896 as olimpíadas deixaram de ser algo religioso, e passaram a ser esportivos. Foi nesse ano que aconteceu o primeiro festival esportivo em Atenas. Participaram 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta livre, natação e tênis. Os vencedores eram então, premiados com medalhas de ouro e ramos de oliveira.


Desde então as olimpíadaso feitas  de 4 em 4 anos, sendo o principal alvo de muitos atletas que pretendem conquistar o tão sonhado ouro olímpico. Neste ano (2012) estão acontecendo os jogos olímpicos em Londres, e a próxima (2016) será sediada pelo Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, voltando os olhos do mundo inteiro para o nosso país.
Você sabia?
  • Durante uma edição das Olimpíadas, Adolf Hitler se recusou a ficar na premiação de uma prova já que teria que cumprimentar o vencedor na prova. No caso, ele não queria entregar a medalha para o americano negro Jesse Owens.
  • Os cinco anéis que formam o símbolo olímpico representa cada um dos continentes. Entrelaçados, significam a união entre os continentes pelo esporte. O azul representa a Europa; o preto, a África; o amarelo, a Ásia; o verde, a Oceania; e o vermelho, a América. Com estas cinco cores é possível desenhar a maior parte das bandeiras de todos os países do mundo.

Espero que tenham tirado suas dúvidas sobre as olimpíadas.
 Até mais.. e vamos torcer pelo Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário