Awesome Orange Sharp Pointer

domingo, 21 de outubro de 2012

Pra que serve o horário de verão?


Hoje se inicia mais um horário de verão, e como mágica você pula de meia noite a uma da manhã, causando confusões e sonolência . Mas enfim, pra que ser esse tal "Horário de Verão"? Vamos explicar tudinho, aí vai:

Quem inventou o horário de verão?
 Em 1907, na Inglaterra, William Willett começou a distribuir cartazes recomendando o melhor uso da luz solar. Para isso, propôs avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los a mesma quantidade nos domingos de setembro. Fazendeiros não gostaram da ideia  alegando que para eles, tanto fazia as horas marcados no relógio, eles levantavam com o nascer do Sol e ponto. Anos mais tarde, a invenção de Willett seria colocada em prática e espalhada pelo mundo.

Quando essa ideia chegou ao Brasil? 
Foi em 1931, sancionado pelo então presidente Getúlio Vargas.  Mas por estarmos em país tropical, no papel, a economia de energia nem é tão válida assim. O benefício real é que empurramos o horário do pico para mais tarde, evitando sobrecarregamentos nas redes elétricas. Quanto mais tarde o povo acender as luzes, melhor. 

Pra que serve o horário de verão?
Para economizar energia elétrica, aproveitando mais a luz solar. Exemplo: às 19hrs ainda vai estar claro, com isso não haverá necessidade de acender as lâmpadas, diminuindo assim os gastos e evitando eventuais blackouts. Para entender melhor, leia esse outro exemplo: Nas grandes cidades, as pessoas começam a chegar em casa por volta de 18 horas, ou seja, no início da noite. Chegando em casa a pessoa liga a luz elétrica. Nessa mesma hora, entra em operação a iluminação pública, placas de luminosos comerciais, etc. Além disso, as indústrias continuam trabalhando. Com o horário de verão, as cargas de iluminação pública e das residências passam a entrar após 19 horas, justamente quando o consumo industrial começa a cair. Com isso há a redução na carga nesse horário. (Fonte)

Por que algumas regiões ficam de fora?
Os brasileiros da região sul, sudeste e centro-oeste precisam adiantar seus relógios em 1 hora. Nas demais regiões isso não é preciso porque elas ficam próximas demais à linha do equador, e nesse caso os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano, e a implantação do horário de verão traria muito pouco ou nenhum proveito.

Quais países adotam esse regime?
No Brasil a mudança é de 1 hora, mas isso pode variar em cada território.  



Agora que você já está craque no assunto, responda nos comentários o que você acha desse horário. Se gostou do post, compartilhe clicando aqui em baixo e faça os seus amigos entenderem melhor também.
Boa noite e bom horário de verão pra você 

Um comentário: